Data Comunicado Nº 4/2014
25.07.2014

Comunicado n.º 4 / 2014

Em nome da APIT – Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira, e de todos os seus associados, endereçamos ao Dr. Brigas Afonso, aquando da sua tomada de posse como Diretor Geral da AT, os mais sinceros parabéns pela sua nomeação para esse cargo, desejando-lhe o maior sucesso no desafio que agora enfrenta.

Estamos certos que sendo já conhecedor da realidade que agora passa a dirigir, tal lhe permitirá encarar frontal e assertivamente as diversas questões e problemas que afetam a atividade interna e externa das várias áreas de atuação da AT.

Asseguramos ao mesmo que a APIT é e continuará a ser um parceiro de diálogo e de encontro de soluções, e que apenas através de um diálogo sério e transparente nos será possível (à AT, às diversas entidades representativas dos profissionais da AT e a todos os trabalhadores) definir um caminho de sucesso e eficácia, que inevitavelmente se refletirá numa cada vez maior justiça fiscal e aduaneira no nosso país.

Salientamos ainda que a Inspeção Tributária e Aduaneira desempenha um papel fundamental não só na arrecadação de receita pública, mas sobretudo na promoção do cumprimento das leis fiscais e aduaneiras em situação de igualdade para todos os cidadãos, atacando a concorrência desleal e a economia paralela, levando perante a justiça os responsáveis e beneficiários de tais iniquidades.

Como tal, e tendo em conta os problemas que subsistem na AT, aproveitámos esse contacto para lhe solicitar a realização urgente de uma reunião de trabalho, de forma a podermos analisar esses problemas, assim como as soluções que melhor poderão enfrentar os mesmos.

Lisboa, 18 de Julho de 2014